HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Leia, com atenção, os textos que seguem.
Texto I
A ação joanina na educação escolar acompanha a tendência geral apontada pela história da educação dos séculos XVIII e XIX [...] ao manter as seguintes características da reforma de 1759-1772: a estatização, no sentido de concentrar o controle da educação escolar em níveis secundário e superior nas mãos do Estado, e pragmatismo, no sentido de oferecer conhecimento científico utilitário e profissional, em instituições de ensino avulsas, isoladas, segundo o modelo ilustrado (HILSDORF, 2007, p. 34).
Texto II
O Brasil não é lugar de literatura [...] Na verdade, sua total ausência é marcada pela proibição geral dos livros e a falta dos mais elementares meios pelos quais seus habitantes possam tomar conhecimento do mundo e do que se passa nele (HENDERSON apud GOMES, 2007, p. 238).
Partindo da leitura dos textos acima, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F paras que forem falsas.
( ) A manutenção do modelo pombalino das aulas régias durante o período joanino apresentou-se suficiente para o atendimento e formação intelectual da população na colônia.
( ) A criação de escolas superiores atendiam a uma necessidade imediata: formar oficiais do exército e da marinha para a defesa da colônia, além de militares, médicos e outros.
( ) A operação das mudanças culturais na colônia, por obra de D. João VI, privilegiou a qualificação da educação em todos os níveis de ensino (elementar, secundário e superior).
( ) A valorização no ensino superior, em especial do secundário e do superior, contribuía com a manutenção dos privilégios da elite.
( ) A ausência do acesso à leitura fazia com que a população, predominantemente rural, continuasse mergulhada na ignorância, perpetuando a manutenção dos privilégios da monarquia e do modelo de dominação social.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, F, V, V.
F, V, F, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, F.
F, F, V, F, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A chance de ter um diploma de graduação aumentou quase quatro vezes para a população negra nas últimas décadas no Brasil. Depois de mais de 15 anos desde as primeiras experiências de ações afirmativas no ensino superior, o percentual de pretos e pardos que concluíram a graduação cresceu de 2,2%, em 2000, para 9,3% em 2017. Apesar do crescimento, os negros ainda não alcançaram o índice de brancos diplomados. Entre a população branca, a proporção atual é de 22% de graduados, o que representa pouco mais do que o dobro dos brancos diplomados no ano 2000, quando o índice era de 9,3%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(Disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista)
Com base nas informações destacadas sobre o ingresso e a conclusão do ensino superior entre brancos e negros, julgue os itens a seguir.
I Embora os dados estatísticos revelem um significativo crescimento no ingresso de jovens negros na Universidade, o acesso e a conslusão do ensino superior no Brasil é marcado por uma clara desigualdade racial.
II As políticas de reparações e ações afirmativas voltadas para a educação de jovens negros têm alcançado êxito na igualdade de condições e garantia de ingresso, permanência e sucesso dessa população no ensino superior.
III Os dados apresentados no texto demonstram que as políticas de reparações e ações afirmativas voltadas para a educação superior dos negros reforçam os estereótipos e a existência de uma estrutura social excludente e discriminatória.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
I, apenas.
II, apenas.
Da instalação da colônia ao seu declínio, à educação escolar não se atribuíram outras tarefas que não fossem a substantivação da ordem política e das bases ideológicas que sustentavam as relações de dominação ora por interesses da Igreja, ora por interesses da Coroa Portuguesa. Por isso, inclusive, o problema da instrução pública se arrastou mesmo com a instalação do Império, em 1822. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I As pretensões que se alinhavam à educação colonial passaram a reproduzir os interesses políticos de determinados setores da elite imperial.
II A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
III O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
I, somente.
II e III.
III, somente.
II, somente.
O avanço da democracia moderna é provocado pelos direitos e não pela representação. A representação é importante, mas ela é o aporte negativo da modernidade à democracia. É o que faz a urna ser menos democrática que a praça ateniense. Já com os direitos, a coisa é diferente. Eles são o motor das reinvindicações. Através deles se exprime a pressão popular sobre o poder.
(RIBEIRO, 2001. Disponível em: http://www.renatojanine.pro.br/filopol/democracia.html)
De acordo com Ribeiro, é CORRETO inferir do texto que:
a representação política é a base da democracia na contemporaneidade. Assim, ser cidadão implica escolher os políticos e outorgar-lhes a função de deliberar sobre os assuntos de interesse da coletividade.
a urna é o espaço mais democrático da contemporaneidade. Contrária à tradição grega da Ágora, ela permite que todos os cidadãos participem da escolha dos seus representantes.
a representação política é uma esfera complementar à dos direitos. Assim, só se pode praticar a cidadania plena, exercendo o direito à escolha através do voto.
nos tempos modernos a democracia está apoiada sobre a questão dos direitos. Assim, ser cidadão é assumir o seu papel na busca pela consolidação de uma sociedade democrática.
os direitos não são o motor das reivindicações. Ao contrário, o cumprimento dos deveres e a consciência do dever fazer é que torna o homem um cidadão pleno.
De acordo com Walter Benjamin, a experiência – erfahrung – nos remete ao conhecimento construído num intenso fluxo de acúmulo e prolongamento alimentado pela memória. Por isso, inclusive, a relação de correspondência que aí se implica não ocorre na similaridade, mas na diferença, no modo como cada sujeito elabora o mundo e se elabora no mundo, por meio do Outro.
Para o filósofo, a pobreza da experiência decorre:
I do modo como a modernidade sobrepôs a técnica à capacidade de intercambiar experiências de comunicação e elaboração de alegorias.
II das condições do encontro que integram o sujeito ao universo das linguagens e das práticas que associam a vida particular à vida coletiva.
III do modo como as racionalidades técnicas aprisionaram a subjetividade em idealizações que sobrepuseram os valores do capital ascendente sobre a vida humana.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, as assertivas a seguir.
Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual).
PORQUE
A formação moral de uma criança pressupõe a educação de sua vontade e a unidade das atividades mentais do conhecer do sentir e do querer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A história da educação brasileira enfatiza o papel do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o como o documento que consagrou a defesa formal da escola para todos, sublinhando as incoerências e contradições do processo de escolarização no Brasil e estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação. Sobre a importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil, julgue os itens a seguir.
I O Manifesto fez emergir um novo debate acerca de questões problemáticas em relação ao acesso à educação e à formação dos docentes.
II Os reflexos da renovação política e econômica da década de 1930 fizeram com que o Manifesto pouco contribuísse para a construção de uma visão de educação voltada para a hierarquia democrática.
III O Manifesto representou um importante legado no campo educacional, reafirmando a necessidade do ensino público, gratuito e de responsabilidade estatal.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e III.
A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.
I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.
III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.
Está CORRETO o que se afirma em:
F, V, F, V, V.
F, V, F, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, F.
F, F, V, F, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A chance de ter um diploma de graduação aumentou quase quatro vezes para a população negra nas últimas décadas no Brasil. Depois de mais de 15 anos desde as primeiras experiências de ações afirmativas no ensino superior, o percentual de pretos e pardos que concluíram a graduação cresceu de 2,2%, em 2000, para 9,3% em 2017. Apesar do crescimento, os negros ainda não alcançaram o índice de brancos diplomados. Entre a população branca, a proporção atual é de 22% de graduados, o que representa pouco mais do que o dobro dos brancos diplomados no ano 2000, quando o índice era de 9,3%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(Disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-05/cotas-foram-revolucao-silenciosa-no-brasil-afirma-especialista)
Com base nas informações destacadas sobre o ingresso e a conclusão do ensino superior entre brancos e negros, julgue os itens a seguir.
I Embora os dados estatísticos revelem um significativo crescimento no ingresso de jovens negros na Universidade, o acesso e a conslusão do ensino superior no Brasil é marcado por uma clara desigualdade racial.
II As políticas de reparações e ações afirmativas voltadas para a educação de jovens negros têm alcançado êxito na igualdade de condições e garantia de ingresso, permanência e sucesso dessa população no ensino superior.
III Os dados apresentados no texto demonstram que as políticas de reparações e ações afirmativas voltadas para a educação superior dos negros reforçam os estereótipos e a existência de uma estrutura social excludente e discriminatória.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
I, apenas.
II, apenas.
Da instalação da colônia ao seu declínio, à educação escolar não se atribuíram outras tarefas que não fossem a substantivação da ordem política e das bases ideológicas que sustentavam as relações de dominação ora por interesses da Igreja, ora por interesses da Coroa Portuguesa. Por isso, inclusive, o problema da instrução pública se arrastou mesmo com a instalação do Império, em 1822. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I As pretensões que se alinhavam à educação colonial passaram a reproduzir os interesses políticos de determinados setores da elite imperial.
II A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
III O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
I, somente.
II e III.
III, somente.
II, somente.
O avanço da democracia moderna é provocado pelos direitos e não pela representação. A representação é importante, mas ela é o aporte negativo da modernidade à democracia. É o que faz a urna ser menos democrática que a praça ateniense. Já com os direitos, a coisa é diferente. Eles são o motor das reinvindicações. Através deles se exprime a pressão popular sobre o poder.
(RIBEIRO, 2001. Disponível em: http://www.renatojanine.pro.br/filopol/democracia.html)
De acordo com Ribeiro, é CORRETO inferir do texto que:
a representação política é a base da democracia na contemporaneidade. Assim, ser cidadão implica escolher os políticos e outorgar-lhes a função de deliberar sobre os assuntos de interesse da coletividade.
a urna é o espaço mais democrático da contemporaneidade. Contrária à tradição grega da Ágora, ela permite que todos os cidadãos participem da escolha dos seus representantes.
a representação política é uma esfera complementar à dos direitos. Assim, só se pode praticar a cidadania plena, exercendo o direito à escolha através do voto.
nos tempos modernos a democracia está apoiada sobre a questão dos direitos. Assim, ser cidadão é assumir o seu papel na busca pela consolidação de uma sociedade democrática.
os direitos não são o motor das reivindicações. Ao contrário, o cumprimento dos deveres e a consciência do dever fazer é que torna o homem um cidadão pleno.
De acordo com Walter Benjamin, a experiência – erfahrung – nos remete ao conhecimento construído num intenso fluxo de acúmulo e prolongamento alimentado pela memória. Por isso, inclusive, a relação de correspondência que aí se implica não ocorre na similaridade, mas na diferença, no modo como cada sujeito elabora o mundo e se elabora no mundo, por meio do Outro.
Para o filósofo, a pobreza da experiência decorre:
I do modo como a modernidade sobrepôs a técnica à capacidade de intercambiar experiências de comunicação e elaboração de alegorias.
II das condições do encontro que integram o sujeito ao universo das linguagens e das práticas que associam a vida particular à vida coletiva.
III do modo como as racionalidades técnicas aprisionaram a subjetividade em idealizações que sobrepuseram os valores do capital ascendente sobre a vida humana.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, as assertivas a seguir.
Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual).
PORQUE
A formação moral de uma criança pressupõe a educação de sua vontade e a unidade das atividades mentais do conhecer do sentir e do querer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A história da educação brasileira enfatiza o papel do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o como o documento que consagrou a defesa formal da escola para todos, sublinhando as incoerências e contradições do processo de escolarização no Brasil e estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação. Sobre a importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil, julgue os itens a seguir.
I O Manifesto fez emergir um novo debate acerca de questões problemáticas em relação ao acesso à educação e à formação dos docentes.
II Os reflexos da renovação política e econômica da década de 1930 fizeram com que o Manifesto pouco contribuísse para a construção de uma visão de educação voltada para a hierarquia democrática.
III O Manifesto representou um importante legado no campo educacional, reafirmando a necessidade do ensino público, gratuito e de responsabilidade estatal.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e III.
A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.
I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.
III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
I, apenas.
II, apenas.
Da instalação da colônia ao seu declínio, à educação escolar não se atribuíram outras tarefas que não fossem a substantivação da ordem política e das bases ideológicas que sustentavam as relações de dominação ora por interesses da Igreja, ora por interesses da Coroa Portuguesa. Por isso, inclusive, o problema da instrução pública se arrastou mesmo com a instalação do Império, em 1822. Das questões se destacam nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
I As pretensões que se alinhavam à educação colonial passaram a reproduzir os interesses políticos de determinados setores da elite imperial.
II A educação básica e o ensino superior eram oferecidos em escolas instaladas nas cidades e grandes vilas, atendendo a todos, indistintamente.
III O ensino superior permanecia restrito e tinha como objetivo a manutenção dos privilégios da elite, da monarquia e das oligarquias rurais.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
I, somente.
II e III.
III, somente.
II, somente.
O avanço da democracia moderna é provocado pelos direitos e não pela representação. A representação é importante, mas ela é o aporte negativo da modernidade à democracia. É o que faz a urna ser menos democrática que a praça ateniense. Já com os direitos, a coisa é diferente. Eles são o motor das reinvindicações. Através deles se exprime a pressão popular sobre o poder.
(RIBEIRO, 2001. Disponível em: http://www.renatojanine.pro.br/filopol/democracia.html)
De acordo com Ribeiro, é CORRETO inferir do texto que:
a representação política é a base da democracia na contemporaneidade. Assim, ser cidadão implica escolher os políticos e outorgar-lhes a função de deliberar sobre os assuntos de interesse da coletividade.
a urna é o espaço mais democrático da contemporaneidade. Contrária à tradição grega da Ágora, ela permite que todos os cidadãos participem da escolha dos seus representantes.
a representação política é uma esfera complementar à dos direitos. Assim, só se pode praticar a cidadania plena, exercendo o direito à escolha através do voto.
nos tempos modernos a democracia está apoiada sobre a questão dos direitos. Assim, ser cidadão é assumir o seu papel na busca pela consolidação de uma sociedade democrática.
os direitos não são o motor das reivindicações. Ao contrário, o cumprimento dos deveres e a consciência do dever fazer é que torna o homem um cidadão pleno.
De acordo com Walter Benjamin, a experiência – erfahrung – nos remete ao conhecimento construído num intenso fluxo de acúmulo e prolongamento alimentado pela memória. Por isso, inclusive, a relação de correspondência que aí se implica não ocorre na similaridade, mas na diferença, no modo como cada sujeito elabora o mundo e se elabora no mundo, por meio do Outro.
Para o filósofo, a pobreza da experiência decorre:
I do modo como a modernidade sobrepôs a técnica à capacidade de intercambiar experiências de comunicação e elaboração de alegorias.
II das condições do encontro que integram o sujeito ao universo das linguagens e das práticas que associam a vida particular à vida coletiva.
III do modo como as racionalidades técnicas aprisionaram a subjetividade em idealizações que sobrepuseram os valores do capital ascendente sobre a vida humana.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, as assertivas a seguir.
Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual).
PORQUE
A formação moral de uma criança pressupõe a educação de sua vontade e a unidade das atividades mentais do conhecer do sentir e do querer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A história da educação brasileira enfatiza o papel do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o como o documento que consagrou a defesa formal da escola para todos, sublinhando as incoerências e contradições do processo de escolarização no Brasil e estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação. Sobre a importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil, julgue os itens a seguir.
I O Manifesto fez emergir um novo debate acerca de questões problemáticas em relação ao acesso à educação e à formação dos docentes.
II Os reflexos da renovação política e econômica da década de 1930 fizeram com que o Manifesto pouco contribuísse para a construção de uma visão de educação voltada para a hierarquia democrática.
III O Manifesto representou um importante legado no campo educacional, reafirmando a necessidade do ensino público, gratuito e de responsabilidade estatal.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e III.
A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.
I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.
III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
I, somente.
II e III.
III, somente.
II, somente.
O avanço da democracia moderna é provocado pelos direitos e não pela representação. A representação é importante, mas ela é o aporte negativo da modernidade à democracia. É o que faz a urna ser menos democrática que a praça ateniense. Já com os direitos, a coisa é diferente. Eles são o motor das reinvindicações. Através deles se exprime a pressão popular sobre o poder.
(RIBEIRO, 2001. Disponível em: http://www.renatojanine.pro.br/filopol/democracia.html)
De acordo com Ribeiro, é CORRETO inferir do texto que:
a representação política é a base da democracia na contemporaneidade. Assim, ser cidadão implica escolher os políticos e outorgar-lhes a função de deliberar sobre os assuntos de interesse da coletividade.
a urna é o espaço mais democrático da contemporaneidade. Contrária à tradição grega da Ágora, ela permite que todos os cidadãos participem da escolha dos seus representantes.
a representação política é uma esfera complementar à dos direitos. Assim, só se pode praticar a cidadania plena, exercendo o direito à escolha através do voto.
nos tempos modernos a democracia está apoiada sobre a questão dos direitos. Assim, ser cidadão é assumir o seu papel na busca pela consolidação de uma sociedade democrática.
os direitos não são o motor das reivindicações. Ao contrário, o cumprimento dos deveres e a consciência do dever fazer é que torna o homem um cidadão pleno.
De acordo com Walter Benjamin, a experiência – erfahrung – nos remete ao conhecimento construído num intenso fluxo de acúmulo e prolongamento alimentado pela memória. Por isso, inclusive, a relação de correspondência que aí se implica não ocorre na similaridade, mas na diferença, no modo como cada sujeito elabora o mundo e se elabora no mundo, por meio do Outro.
Para o filósofo, a pobreza da experiência decorre:
I do modo como a modernidade sobrepôs a técnica à capacidade de intercambiar experiências de comunicação e elaboração de alegorias.
II das condições do encontro que integram o sujeito ao universo das linguagens e das práticas que associam a vida particular à vida coletiva.
III do modo como as racionalidades técnicas aprisionaram a subjetividade em idealizações que sobrepuseram os valores do capital ascendente sobre a vida humana.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, as assertivas a seguir.
Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual).
PORQUE
A formação moral de uma criança pressupõe a educação de sua vontade e a unidade das atividades mentais do conhecer do sentir e do querer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A história da educação brasileira enfatiza o papel do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o como o documento que consagrou a defesa formal da escola para todos, sublinhando as incoerências e contradições do processo de escolarização no Brasil e estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação. Sobre a importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil, julgue os itens a seguir.
I O Manifesto fez emergir um novo debate acerca de questões problemáticas em relação ao acesso à educação e à formação dos docentes.
II Os reflexos da renovação política e econômica da década de 1930 fizeram com que o Manifesto pouco contribuísse para a construção de uma visão de educação voltada para a hierarquia democrática.
III O Manifesto representou um importante legado no campo educacional, reafirmando a necessidade do ensino público, gratuito e de responsabilidade estatal.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e III.
A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.
I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.
III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.
Está CORRETO o que se afirma em:
a representação política é a base da democracia na contemporaneidade. Assim, ser cidadão implica escolher os políticos e outorgar-lhes a função de deliberar sobre os assuntos de interesse da coletividade.
a urna é o espaço mais democrático da contemporaneidade. Contrária à tradição grega da Ágora, ela permite que todos os cidadãos participem da escolha dos seus representantes.
a representação política é uma esfera complementar à dos direitos. Assim, só se pode praticar a cidadania plena, exercendo o direito à escolha através do voto.
nos tempos modernos a democracia está apoiada sobre a questão dos direitos. Assim, ser cidadão é assumir o seu papel na busca pela consolidação de uma sociedade democrática.
os direitos não são o motor das reivindicações. Ao contrário, o cumprimento dos deveres e a consciência do dever fazer é que torna o homem um cidadão pleno.
De acordo com Walter Benjamin, a experiência – erfahrung – nos remete ao conhecimento construído num intenso fluxo de acúmulo e prolongamento alimentado pela memória. Por isso, inclusive, a relação de correspondência que aí se implica não ocorre na similaridade, mas na diferença, no modo como cada sujeito elabora o mundo e se elabora no mundo, por meio do Outro.
Para o filósofo, a pobreza da experiência decorre:
I do modo como a modernidade sobrepôs a técnica à capacidade de intercambiar experiências de comunicação e elaboração de alegorias.
II das condições do encontro que integram o sujeito ao universo das linguagens e das práticas que associam a vida particular à vida coletiva.
III do modo como as racionalidades técnicas aprisionaram a subjetividade em idealizações que sobrepuseram os valores do capital ascendente sobre a vida humana.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, as assertivas a seguir.
Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual).
PORQUE
A formação moral de uma criança pressupõe a educação de sua vontade e a unidade das atividades mentais do conhecer do sentir e do querer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A história da educação brasileira enfatiza o papel do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o como o documento que consagrou a defesa formal da escola para todos, sublinhando as incoerências e contradições do processo de escolarização no Brasil e estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação. Sobre a importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil, julgue os itens a seguir.
I O Manifesto fez emergir um novo debate acerca de questões problemáticas em relação ao acesso à educação e à formação dos docentes.
II Os reflexos da renovação política e econômica da década de 1930 fizeram com que o Manifesto pouco contribuísse para a construção de uma visão de educação voltada para a hierarquia democrática.
III O Manifesto representou um importante legado no campo educacional, reafirmando a necessidade do ensino público, gratuito e de responsabilidade estatal.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e III.
A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.
I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.
III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I e III.
II, somente.
I, somente.
Leia, com atenção, as assertivas a seguir.
Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual).
PORQUE
A formação moral de uma criança pressupõe a educação de sua vontade e a unidade das atividades mentais do conhecer do sentir e do querer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A história da educação brasileira enfatiza o papel do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o como o documento que consagrou a defesa formal da escola para todos, sublinhando as incoerências e contradições do processo de escolarização no Brasil e estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação. Sobre a importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil, julgue os itens a seguir.
I O Manifesto fez emergir um novo debate acerca de questões problemáticas em relação ao acesso à educação e à formação dos docentes.
II Os reflexos da renovação política e econômica da década de 1930 fizeram com que o Manifesto pouco contribuísse para a construção de uma visão de educação voltada para a hierarquia democrática.
III O Manifesto representou um importante legado no campo educacional, reafirmando a necessidade do ensino público, gratuito e de responsabilidade estatal.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e III.
A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.
I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.
III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.
Está CORRETO o que se afirma em:
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A história da educação brasileira enfatiza o papel do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o como o documento que consagrou a defesa formal da escola para todos, sublinhando as incoerências e contradições do processo de escolarização no Brasil e estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação. Sobre a importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil, julgue os itens a seguir.
I O Manifesto fez emergir um novo debate acerca de questões problemáticas em relação ao acesso à educação e à formação dos docentes.
II Os reflexos da renovação política e econômica da década de 1930 fizeram com que o Manifesto pouco contribuísse para a construção de uma visão de educação voltada para a hierarquia democrática.
III O Manifesto representou um importante legado no campo educacional, reafirmando a necessidade do ensino público, gratuito e de responsabilidade estatal.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e III.
A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.
I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.
III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II e III.
II, somente.
I, somente.
I e III.
A compreensão dos processos históricos que conduziram a estruturação da escola pública no século XIX exige uma profunda crítica do movimento de produção e reprodução da vida social historicamente construída pelos homens. Em um contexto de intensas transformações decorrentes do fenômeno da urbanização acelerada e de consolidação do capitalismo industrial, a escola, firmada nos ideais burgueses e centralizada pelo Estado, passou a ser considerada um projeto de civilização: instrumento para fundar uma sociedade harmônica e capaz de resolver racionalmente seus conflitos.
Sobre a educação nacional e organização da escola pública no século XIX, julgue as asserções a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica se destacava como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.
( ) A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
( ) O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.
( ) O pensamento pedagógico do século XIX estava impregnada pela ideia de Estado: a estatização impôs certa centralização e uma abordagem global dos problemas educativos.
( ) O romantismo estético alemão alargou a noção de Bildung, conceito que corresponde ao desenvolvimento espiritual por meio da cultura.
Assinale a sequência CORRETA.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
Durante a colônia, a aliança entre a Coroa Portuguesa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade da Companhia de Jesus, que, dedicando-se à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, reproduzia a conformação intelectual e disciplinar necessárias à criação de uma elite erudita, religiosa e moralmente abancada sobre os princípios e valores conservadorismo político europeu. Sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens a seguir.
I O ensino regular que ficava a cargo dos Missionários Jesuítas, e atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
II A pedagogia jesuítica sinalizava clara intenção de preservação da doutrina tradicional católica, da disciplina da razão e da submissão à fé.
III O “subsídio literário” foi criado pela Coroa Portuguesa para custear o trabalho pedagógico dos Jesuítas nas diferentes áreas de missão espalhadas pela colônia.
Está CORRETO o que se afirma em:
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.